Pesquisar este blog


domingo, 24 de julho de 2011

Pedofilia - Conceito e Consequencias

I - CONCEITO

A pedofilia é definida, pela Organização Mundial de Saúde, como a ocorrência de práticas sexuais entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré – puberdade. A psicanálise encara a pedofilia como uma perversão sexual.  

Em aproximadamente 25% dos casos, o pedófilo foi uma criança molestada. O erotismo infantil está ligado á trajetória da humanidade. Em aproximadamente 450 culturas tradicionais, a idade perfeita para contrair matrimonio está entre 12 e 15 anos. Fisiologicamente, quanto mais jovem for a mulher, maior são as chances de ocorrer uma fecundação bem sucedida.

Segundo psicólogos especialistas em agressão infantil de Michigan, nos Estados Unidos, cerca de 80% dos casos de abuso sexual de crianças acontecem na intimidade do lar: pais, padrastos e tios são os principais agressores.

II – CONSEQUÊNCIAS

O abuso sexual de menores gera danos na estrutura e funções do cérebro da criança molestada, incluindo aquelas que desempenham papel importante na memória e nas emoções.

Alguns comportamentos podem indicar abuso sexual, são eles alterações de humor e sono com pesadelos, voltar a urinar na cama, apresentar comportamento agressivo, resistência em se alimentar, medo de ficar na presença de muitas pessoas, baixo índice de aproveitamento escolar, ausência ou excesso de hábitos de higiene com relação ao banho, comportamento ou fala muito sexualizada para a idade.

0 opniões:

Postar um comentário

Deixe sua opnião, dúvida, ou sujestão